Um dos mosteiros mais antigos do Sinai (Egito)

O Egito tem passado por reformas em várias áreas do turismo tanto arqueológico quanto historico-religioso. E um importante mosteiro no Monte Sinai está incluso na revitalização do turismo.

Monte Sinai

A área arqueológica na vila de al-Wadi, que faz parte da cidade de al-Tur no Sinai do Sul, passará por uma restauração desse tipo. A área remonta ao século 6 dC e é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Sinai do Sul.

O mosteiro de Wadi al-Tur foi enterrado sob a areia ao longo do tempo e foi descoberto pela missão arqueológica egípcia em 1985, lum monge foi enterrado lá, e seu corpo foi transferido para o mosteiro al-Kilani.

O Ministério de Antiguidades do Egito anunciou em 26 de julho a formação de um comitê para esse efeito. O projeto inclui nova infraestrutura, embelezamento de praças e ruas e novos hotéis e restaurantes.

A importância da área arqueológica na vila de al-Wadi vem do mosteiro conhecido como Deir el-Wadi , que é um dos mosteiros mais antigos do Egito e o único mosteiro no Sinai do Sul que mantém todos os seus elementos arquitetônicos do século VI dC. O mosteiro foi construído como uma fortaleza contra as invasões dos persas durante o governo do imperador Justiniano no século VI.

É o único mosteiro no Sinai que foi totalmente construído com calcário polido, e é o único mosteiro que conserva todos os seus elementos arquitectónicos desde o século VI dC até agora, e a sua área de forma rectangular, com 92 metros de comprimento e 53 metros de largura.

Mosteiro de Santa Catarina
Fonte: Al monitor

A aldeia do vale “Deir al-Wadi” tem vestígios que remontam à era islâmica e copta. Deir al-Wadi no palco do Sinai, os mais belos mosteiros descobertos no Sinai, é verdadeiramente uma obra-prima arquitetônica única e está localizada na vila do vale, que fica a 6 km ao norte da cidade de Tur Sinai, e adjacente a ela está a 200 metros de um poço de água doce chamado poço Yahya a 3 km, e há na biblioteca do Mosteiro de Santa Catarina, um pedaço de pergaminho (couro) escrito após o ano (270 AH/883 dC) que afirma que o arquiteto que fundou o Mosteiro de Santa Catarina, construiu primeiro a Igreja de Santo Atanásio, o Mosteiro de Raya e a Igreja no topo do Monte da Salvação, depois o Mosteiro de Tur Sinai.

O que se entende por Mosteiro de Raya aqui é o mosteiro localizado na antiga cidade de Raythe (Tur Sinai), que é o Mosteiro do Vale em Tur Sinai, que foi construído durante o reinado do imperador Justiniano no século VI dC.

Deir el-Wadi possui uma igreja principal no estilo de uma basílica, três igrejas menores e 56 salas que foram usadas como celas para monges e como salas para receber os peregrinos cristãos a caminho do mosteiro de Santa Catarina e de Jerusalém. Possui ainda um lagar de azeite de granito preto, composto por duas pedras cônicas, uma das quais inserida na outra e girada horizontalmente pelos animais, e no interior do mosteiro foi descoberta uma mó que servia para moer grãos, uma zona de serviço com forno de pão, um pequeno forno para fazer sacrifícios, um poço e uma casa de banho.

O plano de reforma inclui a restauração de Deir el-Wadi, e tambem o desenvolvimento do Aeroporto Internacional de St. Catherine.

Apenas dois locais estão abertos para visitas no Sinai, explicou ele – o Mosteiro de Santa Catarina e o Castelo Salah el-Din na Ilha do Faraó em Aqaba – apesar das inúmeras descobertas de antiguidades na área.

Um pouco da história desse local…

O imperador Constantino, o Grande (323-395 d.C.) durante seu reinado, o cristianismo tornou-se uma religião reconhecida no estado, e na era do imperador Teodósio (397-395 d.C.) o cristianismo tornou-se a religião oficial religião do Estado.

Quanto ao imperador Justiniano (518-527 d.C.), ele construiu o mosteiro de Torsina, construiu uma fortaleza e dispôs guardas para os monges, e no portão do mosteiro ainda há uma escrita em grego em uma laje de mármore, que traduz assim “Ele estabeleceu o Mosteiro do Sinai e a Igreja do Monte da Conversação, aos pobres implorando perdão de seu senhor a seita romana Justiniana em memória dele e de sua esposa Eles negociaram a passagem do tempo para que Deus herdasse a terra e quem está nela, e ele é o melhor dos herdeiros. Foi construído trinta anos depois de seu reinado e um chefe chamado Dhulas foi nomeado para ele, e isso aconteceu no ano 602 de Adão, correspondente à data do Senhor Cristo , 527 dC”.

O mosteiro do vale em Tur Sinai foi um centro de acolhimento de santos cristãos desde o século VI d.C. em sua viagem sagrada a Jerusalém pelo Sinai e os que vinham da Europa pelo porto de Alexandria até o rio Nilo e dele por terra até o Golfo do Suez à Península do Sinai.

Deir al-Wadi está localizado na aldeia de al-Wadi, 6 km ao norte da cidade de Tur Sinai, a 3 km do banho de Moisés, que tem água quente com enxofre.

Os peregrinos cristãos afluíram ao Sinai de todas as partes do mundo e era seguro à luz da tolerância islâmica que eles andaram em governos islâmicos em diferentes épocas e a convivência sempre existiu.

O mosteiro é uma das fortalezas bizantinas que foi erguida para proteger as fronteiras leste do Egito e garantir o comércio da seda e o comércio com os países árabes, Índia e África.

Em uma das salas localizadas na parte sudeste do mosteiro, foi encontrado um conjunto completo de pratos de brilho metálico fatímida e címbalos de vidro com os nomes dos califas fatímidas, incluindo Al-Mustansir Billah. Depois de negligenciado por muito tempo, e se tornar um cemitério para cristãos da seita ortodoxa grega que vivia na região, eis que o governo egípcio resolveu colocar mãos à obra e preparar a região para uma das mais emblemáticas do turismo religioso do país.

Créditos:

abou-alhool, El watan news, Wataninet, Al monitor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: