A Citadela de Saladino

A Cidadela do Sultão Salah al-Din al-Ayyubi (Saladino) ou Citadela do Cairo é um dos monumentos mais emblemáticos do turismo islâmico do Cairo. É uma fortalezas defensivas impressionante que data da Idade Média. Sua localização estratégica nas colinas de Muqattam deu-lhe uma posição defensiva formidável e ofereceu, como ainda hoje, uma visão panorâmica magnífica do Cairo.

Citadela de Saladino – mesquita Mohammed Ali no estilo otomano, arquivo pessoal

O sultão Salah al-Din al-Ayyubi foi o primeiro a ordenar a construção de uma fortaleza sobre as colinas de Muqattam (572–579 AH / 1176–1183 dC), mas não foi concluída durante sua vida. Isso foi alcançado durante o reinado do sultão Kamel ibn al-Adel (604 AH/1207 dC) que decidiu residir nele, tornando-o a residência oficial dos governantes do Egito. Em meados do século XIX, o Khedive Ismail mudou a residência oficial para o Palácio ‘Abdeen, no centro do Cairo.

A Citadela foi assim a sede do governo egípcio por quase 700 anos, dos séculos XIII ao XIX.

A Cidadela serviu de pano de fundo para alguns dos eventos mais significativos da história egípcia desde a época em que foi construída até o fim da dinastia Muhammad Ali, que esteve no poder desde o início do século XIX até a revolução de 1952 (queda da monarquia), quando a moderna república egípcia nasceu.

Outros monumentos foram acrescentados à Citadela ao longo dos séculos e hoje o visitante pode ver:

  • Mesquita de Muhammad Ali Pasha,
  • Mesquita do sultão mameluco al-Nasir Muhammad ibn Qalawun (construída em 718 AH / 1318 dC),
  • Mesquita Sulayman Pasha al-Khadim da era otomana (construída em 935 AH / c. 1528 dC),
  • Museu da Polícia e do crime
  • Museu do Palácio Al-Jawhara
  • Museu Militar.
Museu Militar – arquivo pessoal
Mesquita do sultão mameluco al Nasir – arquivo pessoal

No século 20 foi usado como guarnição militar pela ocupação britânica e depois pelo exército egípcio até ser aberto ao público em 1983. Em 1976, foi proclamado pela UNESCO como parte do Patrimônio da humanidade Cairo Histórico (Cairo islâmico) que foi “o novo centro do mundo islâmico, atingindo sua idade de ouro no século XIV”.

Quando visitei a Citadela passei umas 4h lá. O lugar possui restaurante para quem quiser fazer uma pausa. Leve roupa confortável pois você vai andar bastante lá dentro. A vista do alto é muito bonita.

O maior construtor da Cidadela durante o período mameluco foi al-Nasir Muhammad , outro filho de Qalawun, que foi sultão três vezes durante um período de quase cinquenta anos entre 1293 e 1341.

Ele é responsável por várias obras importantes na Cidadela, embora infelizmente a maioria delas tenha caído em ruínas durante o período otomano e foi finalmente demolida por Muhammad Ali no século XIX.

Em 1312 al-Nasir também ordenou a renovação do aqueduto de água que trazia água do Nilo para a Cidadela. Seu antecessor, al-Ashraf, é responsável pela construção de uma torre octogonal de captação de água nas margens do Nilo, de onde a água era levantada e transferida ao longo do aqueduto, mas al-Nasir concluiu o projeto.

O sultão mameluco al-Nasir, teve a única grande estrutura de seu reinado ainda preservada na Cidadela, que foi a Mesquita de al-Nasir , também situada no recinto sul. Esta foi construída em 1318 no local de uma mesquita principal aiúbida anterior, que ele demoliu para servir como a nova grande mesquita da Cidadela. Al-Nasir renovou sua mesquita novamente em 1335. Algumas de suas enormes colunas também foram reutilizadas de edifícios da era faraônica.

Muhammad Ali era um paxá de origem albanesa que foi nomeado pelo sultão otomano em 1805 para restaurar a ordem após a ocupação francesa do Egito (1798-1801). No entanto, ele posteriormente se estabeleceu como governante independente de fato do país. Ele consolidou o poder através de um golpe famoso e violento em 1811que eliminou a classe mameluca remanescente que ainda formava as elites do país. Um dos eventos mais importantes desse golpe ocorreu na Cidadela. Muhammad Ali convidou os líderes mamelucos para um banquete de celebração na Cidadela e, enquanto saíam e passavam pela estrada que ligava a Cidadela superior a Bab al-Azab, regimentos de seus pistoleiros albaneses abriram fogo de cima e massacraram todos eles.

A Cidadela é por vezes referida como a “Cidadela de Muhammad Ali”. Ele contém a Mesquita de Muhammad Ali , que ele construiu entre 1828 e 1848, situada no cume da cidadela. [18] Esta mesquita de estilo otomano foi construída em memória de Tusun Pasha , segundo filho de Muhammad Ali que morreu em 1816. No entanto, também representa os esforços de Muhammad Ali para apagar símbolos do legado mameluco que ele procurou substituir.

O próprio Muhammad Ali acabou sendo enterrado na mesquita. A mesquita de Muhammad Ali, com sua grande cúpula e altosminaretes otomanos em forma de lápis , é um dos monumentos mais proeminentes no horizonte do Cairo até hoje.

A Cidadela acabou deixando de funcionar como residência do governante do Egito depois que o quediva Isma’il (filho e sucessor de Muhammad Ali) mudou a corte para o novo Palácio ‘Abdin , localizado nos distritos recém-criados do centro do Cairo , em 1874.

Em 1983, o governo egípcio abriu grande parte da Cidadela ao público e iniciou programas de reforma para converter alguns de seus prédios antigos em museus, embora os militares ainda estejam presentes. É agora um importante local turístico para egípcios e estrangeiros.

Bem o melhor é não perder a viagem ao Egito e visitar a Citadela. É um dos pontos de quase todos os roteiros dos viajantes.

Pensando em conhecer o Egito? Entre em contato conosco Instagram @alemdaspiramides

Ingressos Bilhete de entrada na área:

ESTRANGEIROS:

Adulto: EGP 200 / Estudante: EGP 100

EGÍPCIOS/ÁRABES:

Adulto: EGP 60 / Aluno: EGP 30

Bilhete de visita noturna:

ESTRANGEIROS:

Adulto: EGP 160 / Estudante: EGP 80

EGÍPCIOS/ÁRABES:

Adulto: EGP 30 / Aluno: EGP 10

Carrinho:

ESTRANGEIROS:

Adulto: EGP 10 / Aluno: EGP 5

EGÍPCIOS/ÁRABES:

Adulto: EGP 5 / Aluno: EGP 5

Créditos: Wikipedia pública, Egypt Monuments

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: