O obelisco suspenso e o Grande Museu Egípcio

Cairo está no centro das atenções turísticas desde o início da construção do novo grande museu egípcio.

Os egípcios os chamavam o obelisco de tekhenu que significa “perfurar” como em “perfurar o céu”. Cada obelisco egípcio antigo foi esculpido a partir de uma única peça de pedra que foi então movida para o seu local e levantada sobre uma base. O obelisco passou a ser cada vez mais associado a Ra e ao culto solar. Eram sempre erguidos aos pares, de acordo com o valor egípcio de equilíbrio e harmonia; acreditava-se que os dois na terra eram refletidos por dois nos céus. Os obeliscos duplos foram erguidos em homenagem às realizações de um grande rei (ou, no caso de Hatshepsut , uma grande rainha), mas também serviram para homenagear os deuses. Os obeliscos serviam para homenagear o deus do sol quando ele se levantava da noite pela manhã, cruzava o céu e desaparecia na escuridão à noite. Ou seja, o obelisco teria servido como um relógio solar.

Segundo fontes do Ministério do Turismo e Antiguidade o Grande Museu Egípcio terá o primeiro obelisco suspenso do mundo.

Como assim?…ele ficará de pé sobre uma placa de vidro sob os pés, apoiada na base do obelisco. 😮

A construção do obelisco está em frente à fachada do museu, e foi concluída após a sua restauração. O obelisco é agora uma unidade única, que os visitantes verão antes de entrar no museu.

O obelisco suspenso, Fonte Daily News Egypt

A construção desse tipo foi bem estruturada paea evitar vibrações do obelisco e protegendo assim toda sua estrutura, como por exemplo a vibração do metrô subterrâneo do Cairo, dos carros ao redor do museu.

A base do obelisco, está suspensa em quatro colunas onde os visitantes podem olhar seu interior, com cerca de 3500 anos. Seu corpo está erguido acima do nível da cabeça.

O novo museu é um dos maiores museus do mundo e o maior museu dedicado a uma única civilização no mundo. Ele apresentará mais de 50.000 artefatos do Egito Antigo, incluindo a coleção completa do rei Tutancâmon apresentada ao público pela primeira vez na história.

Em janeiro de 2002 foi anunciado o concurso para a construção do novo museu, e logo depois o assentamento da pedra fundamental cerimonial do projeto, no local à apenas dois quilômetros dos maiores monumentos do Egito e a única maravilha remanescente do mundo antigo – as Pirâmides de Gizé, as expectativas crescem para sua abertura.

Grande Museu Egípcio, fonte Wikipédia pública

Em 2003 a empresa irlandesa Heneghan Peng Architects ganhou o concurso da construção arquitetônica, após uma extensa competição internacional, no total uma equipe de 300 pessoas de 13 empresas em 6 países diferentes.

A construção do novo museu começou a sério em 2005, mas contratempos de natureza ambiental, financeira e política afetaram o projeto e atrasos monumentais se seguiram.

O projeto foi interrompido pela primavera árabe em 2011. Houve uma grande instabilidade política e econômica no país que resultou numa grande queda dos cofres do Egito, e o turismo também parou praticamente.

A construção foi retomada em 2014 após a estabilização do novo governo e com a ajuda de empréstimos internacionais.

Desde 2018 tem sido anunciado a abertura do Grande Museu, mas a pandemia de 2020 veio adiar essa expectativa. Mas agora tudo indica que a abertura ocorra em Novembro de 2022.

A construção do museu se deu em fases distintas.

1. Fase de habilitação, a execução das tarefas necessárias para limpar e proteger o local e prepará-lo para a construção de edifícios

2. Fase de construção de um quartel de bombeiros, um centro de energia para fornecer eletricidade e ar condicionado ao local e um centro de conservação local e o edifício principal do museu.

3. Fase de ajuste do terreno ao redor, de acabamento do edifício do museu e paisagismo do local.

O custo inicial foi alterado de 500 milhões de dólares para 1 bilhão.

A estátua de Ramsés II, de 3.200 anos, que anteriormente ficava no meio de uma rotatória no Cairo, conhecida como Praça Ramsés foi o primeiro artefato a ser levado para o museu. Ela foi restaurada e limpa e transferida para a entrada do Grande Museu.

Estátua de Ramsés II, fonte Egypt Independent

Consta que o Grande Museu Egípcio abrigará cerca de 100.000 artefatos antigos, 4.549 dos quais serão da tumba do famoso rei Tutancâmon. O Grande Museu Egípcio inclui 12 salas de exposições.

Espera-se que o museu abrigue 3 vezes mais visitantes que o antigo. Cerca de 5 milhões de pessoas por ano.

O novo Grande Museu Egípcio, está localizado à apenas 2 quilômetros das Pirâmides, facilitando muito a viagem dos turistas entre os dois e aliviando o congestionamento no Cairo e em Gizé.

O Ministério do turismo egípcio já anunciou a conclusão do projeto para 30 de Setembro de 2022.

Segundo o Egypt Independent a inauguração vai durar mais de 10 dias. E tudo indica a escolha para Novembro que é quando a tumba de Tutancâmon foi descoberta, juntando assim duas celebrações. Será estreia também da Ópera de Tutancâmon. Este dia marcará o 100º aniversário da descoberta da tumba de Tutancâmon e o 200º aniversário do desbloqueio da Pedra de Roseta.

Vídeo institucional do
Ministério do Investimento e Cooperação Internacional do Egito – MIIC

Sobre os horários de visitação, explicou o professor de egiptologia Ahmed Badran ao Egypt Independent: que o visitante tem mais de uma opção, a primeira é quando não tem tempo suficiente e faz um pequeno passeio pelo caminho curto para conhecer as etapas civilizacionais mais importantes do antigo Egito. Se eles tiverem tempo, eles podem seguir o caminho mais longo, onde um visitante precisa de sete visitas para terminar todas as partes do Grande Museu Egípcio.

Ahmed Badran, egiptólogo

Com todas essas mudanças se torna indispensável planejar sua viagem ao Egito, as rotas mudaram, a ordem dos passeios deve ser revista. Não subestime uma consulta prévia.

Créditos: Egypt Independent, ministério do Turismo e antiguidade egípcio, Daily News Egypt, Egymonuments.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: